Estrutura da Secretaria de Turismo

Estrutura da Secretaria de Turismo

Última atualização em 13 de maio de 2025

Estrutura

Órgãos Assessores:

- Núcleo de Apoio Administrativo

- Unidade de Recepção e Atendimento 


Órgãos de Atividade Fim:

 Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Turístico

    a) Departamento de Infraestrutura Turística 

        1. Divisão de Manutenção e Conservação de Infraestrutura Turística

        2. Divisão de Parques e Eventos

    b) Departamento de Promoção e Qualificação de Turismo

           1. Divisão de Comunicação e Eventos



Atribuições

I - Atrair investimentos para o desenvolvimento do turismo no município;

II - Articular a promoção institucional do município de Santa Cruz do Sul no país e no exterior;

III - Impulsionar ações que visem a integração das atividades do setor de turismo com a região;

IV - Estimular e participar de comitês ou fóruns municipais, regionais, estaduais e federais que visem o desenvolvimento turístico da Região;

V - Incentivar a interação com entidades públicas e privadas, organizações não governamentais e organizações da sociedade civil de interesse público, nacionais e internacionais, com o objetivo de incrementar o intercâmbio de novas tecnologias de desenvolvimento turístico;

VI - Viabilizar a formação e a capacitação dos profissionais que atuam na área de turismo, visando a melhoria da qualidade e, da produtividade dos serviços prestados aos turistas; VII - Fomentar a captação e a geração de eventos, nacionais e internacionais;

VIII - Fomentar, apoiar e articular com e entidades públicas e privadas locais, a promoção de feiras, congressos e eventos no Município;

IX - Coordenar, monitorar e acompanhar as ações dos programas da Política de Turismo do Estado e União;

X - Elaborar e implementar o Plano Municipal de Turismo, alinhado às demandas e oportunidades locais;

XI - Coordenar ações integradas para o desenvolvimento do turismo com outros órgãos públicos e privados;

XII - Mapear e estruturar os atrativos turísticos do município, promovendo sua organização e acessibilidade;

XIII - Desenvolver estratégias de marketing turístico, incluindo campanhas publicitárias e uso de mídias digitais;

XIV - Participar de feiras, congressos e eventos para divulgar o município como destino turístico;

XV - Promover o município em parcerias regionais, estaduais, nacionais e internacionais para atrair visitantes;

XVI - Incentivar práticas de turismo sustentável, respeitando o meio ambiente e a cultura local;

XVII - Criar e diversificar produtos turísticos que atendam diferentes perfis de visitantes; XVIII - Estruturar roteiros temáticos que valorizem a cultura, história, gastronomia, eventos e natureza local;

XIX - Incentivar o turismo rural, ecológico, patrimonial, cultural, gastronômico e de negócios como vetores de crescimento;

XX - Planejar, organizar e apoiar eventos que atraiam turistas e promovam a economia local;

XXI - Criar um calendário anual de eventos turísticos e culturais em parceria com outras secretarias e entidades;

XXII - Apoiar iniciativas privadas e comunitárias que fomentem o turismo por meio de eventos e festividades;

XXIII - Apoiar micro e pequenas empresas do setor turístico, como hotéis, restaurantes e agências de turismo;

XXIV - Promover a capacitação de empreendedores e trabalhadores do setor turístico, em parceria com instituições educacionais;

XXV - Estimular parcerias público-privadas (PPPs) para o desenvolvimento de infraestrutura turística;

XXVI - Desenvolver programas de capacitação e qualificação profissional para o melhor atendimento dos turistas;

XXVII - Estabelecer parcerias com instituições de ensino para oferecer cursos voltados à gestão e operação de serviços turísticos;

XXVIII - Identificar demandas de mercado para alinhar a formação profissional às necessidades do setor;

XXIX - Buscar recursos e parcerias para investir na modernização de espaços e equipamentos turísticos;

XXX - Estabelecer parcerias com entidades regionais, estaduais, nacionais e internacionais para o desenvolvimento turístico;

XXXI - Trabalhar com associações, empresas e comunidade local para promover a integração e o fortalecimento do setor;

XXXII – Auxiliar na captação de recursos externos para projetos e ações de fortalecimento do turismo;

XXXIII - Coletar e analisar dados sobre o turismo no município, como número de visitantes, impacto econômico e satisfação;

XXXIV - Avaliar o desempenho das políticas e ações da Secretaria, propondo ajustes conforme necessário;

XXXV - Publicar relatórios periódicos sobre os resultados e avanços do turismo local;

XXXVI – o desempenho de outras competências afins

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