Estrutura
Órgãos Assessores:
- Núcleo de Apoio Administrativo
- Unidade de Recepção e Atendimento
Órgãos de Atividade Fim:
Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Turístico
a) Departamento de Infraestrutura Turística
1. Divisão de Manutenção e Conservação de Infraestrutura Turística
2. Divisão de Parques e Eventos
b) Departamento de Promoção e Qualificação de Turismo
1. Divisão de Comunicação e Eventos
Atribuições
I - Atrair investimentos para o desenvolvimento do turismo no município;
II - Articular a promoção institucional do município de Santa Cruz do Sul no país e no exterior;
III - Impulsionar ações que visem a integração das atividades do setor de turismo com a região;
IV - Estimular e participar de comitês ou fóruns municipais, regionais, estaduais e federais que visem o desenvolvimento turístico da Região;
V - Incentivar a interação com entidades públicas e privadas, organizações não governamentais e organizações da sociedade civil de interesse público, nacionais e internacionais, com o objetivo de incrementar o intercâmbio de novas tecnologias de desenvolvimento turístico;
VI - Viabilizar a formação e a capacitação dos profissionais que atuam na área de turismo, visando a melhoria da qualidade e, da produtividade dos serviços prestados aos turistas; VII - Fomentar a captação e a geração de eventos, nacionais e internacionais;
VIII - Fomentar, apoiar e articular com e entidades públicas e privadas locais, a promoção de feiras, congressos e eventos no Município;
IX - Coordenar, monitorar e acompanhar as ações dos programas da Política de Turismo do Estado e União;
X - Elaborar e implementar o Plano Municipal de Turismo, alinhado às demandas e oportunidades locais;
XI - Coordenar ações integradas para o desenvolvimento do turismo com outros órgãos públicos e privados;
XII - Mapear e estruturar os atrativos turísticos do município, promovendo sua organização e acessibilidade;
XIII - Desenvolver estratégias de marketing turístico, incluindo campanhas publicitárias e uso de mídias digitais;
XIV - Participar de feiras, congressos e eventos para divulgar o município como destino turístico;
XV - Promover o município em parcerias regionais, estaduais, nacionais e internacionais para atrair visitantes;
XVI - Incentivar práticas de turismo sustentável, respeitando o meio ambiente e a cultura local;
XVII - Criar e diversificar produtos turísticos que atendam diferentes perfis de visitantes; XVIII - Estruturar roteiros temáticos que valorizem a cultura, história, gastronomia, eventos e natureza local;
XIX - Incentivar o turismo rural, ecológico, patrimonial, cultural, gastronômico e de negócios como vetores de crescimento;
XX - Planejar, organizar e apoiar eventos que atraiam turistas e promovam a economia local;
XXI - Criar um calendário anual de eventos turísticos e culturais em parceria com outras secretarias e entidades;
XXII - Apoiar iniciativas privadas e comunitárias que fomentem o turismo por meio de eventos e festividades;
XXIII - Apoiar micro e pequenas empresas do setor turístico, como hotéis, restaurantes e agências de turismo;
XXIV - Promover a capacitação de empreendedores e trabalhadores do setor turístico, em parceria com instituições educacionais;
XXV - Estimular parcerias público-privadas (PPPs) para o desenvolvimento de infraestrutura turística;
XXVI - Desenvolver programas de capacitação e qualificação profissional para o melhor atendimento dos turistas;
XXVII - Estabelecer parcerias com instituições de ensino para oferecer cursos voltados à gestão e operação de serviços turísticos;
XXVIII - Identificar demandas de mercado para alinhar a formação profissional às necessidades do setor;
XXIX - Buscar recursos e parcerias para investir na modernização de espaços e equipamentos turísticos;
XXX - Estabelecer parcerias com entidades regionais, estaduais, nacionais e internacionais para o desenvolvimento turístico;
XXXI - Trabalhar com associações, empresas e comunidade local para promover a integração e o fortalecimento do setor;
XXXII – Auxiliar na captação de recursos externos para projetos e ações de fortalecimento do turismo;
XXXIII - Coletar e analisar dados sobre o turismo no município, como número de visitantes, impacto econômico e satisfação;
XXXIV - Avaliar o desempenho das políticas e ações da Secretaria, propondo ajustes conforme necessário;
XXXV - Publicar relatórios periódicos sobre os resultados e avanços do turismo local;
XXXVI – o desempenho de outras competências afins