51 3713 8100

Abertas as inscrições para o Programa Acessuas Trabalho Última atualização em, 30 de abril de 2019

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria de Políticas Públicas (Sepop), está com inscrições abertas para o Programa Acessuas Trabalho. A iniciativa tem o objetivo de promover o acesso dos usuários da assistência social ao mundo do trabalho por meio de ações articuladas, mobilização social e oportunidade de qualificação profissional e inclusão produtiva.

 

Segundo a secretária de Políticas Públicas, Guiomar Rossini Machado, o programa é uma excelente oportunidade para quem pretende ingressar no mercado de trabalho, ou para quem, por algum motivo encontra-se fora dele. “O propósito maior do programa é a autonomia das famílias usuárias da política de assistência social. Por isso a promoção de um espaço para que os participantes possam se mobilizar e desenvolver conhecimentos, identificar habilidades e assim obter acesso a oportunidades de trabalho e geração de renda”, avaliou.

 

Na prática o programa acontece por meio de ciclos de oficinas. O primeiro inicia no próximo dia 7 de maio, com turmas de até 25 alunos, nos turnos da manhã e da tarde. A duração é de um mês, com encontros semanais. Podem participar moradores da cidade e do interior em situação de vulnerabilidade e risco social, com idade entre 14 e 59 anos. A prioridade é para usuários inscritos no Cadastro Único e que estejam vinculados aos serviços, projetos e programas de transferência de renda socioassistenciais.

 

De acordo com as técnicas responsáveis pelo programa, Jamila Abdallah e Luciana Back, a metodologia perpassa quatro eixos fundamentais: Identificação e sensibilização de usuários; Desenvolvimento de habilidades pessoais e orientação para o mundo do trabalho; Acesso a oportunidades e  Monitoramento do percurso dos usuários no mundo do trabalho. 

 

No decorrer dos encontros, um total de quatro para cada ciclo - serão abordados temas como identidade, conceito de trabalho, ética e postura profissional, confecção de currículo, preparação para o processo seletivo/entrevista, direito trabalhista, trabalho em equipe, liderança e comprometimento, encaminhamento para cursos de qualificação profissional e encaminhamento para oportunidades de trabalho, estágios e jovem aprendiz. Para os alunos da turma da manhã, as aulas serão realizadas no Cras Integrar, no Bairro Bom Jesus, e no Cras Beatriz, no Bairro Santa Vitória. Já os alunos da tarde terão aulas no Senac do Centro. 

 

As inscrições podem ser realizadas na Secretaria Municipal de Políticas Públicas,  no Cras Beatriz Frantz Jungblut, no Cras Integrar e no Creas Acolher. É necessário levar junto RG e CPF. 

 

 

 Locais de Inscrição:


    • Secretaria Municipal de Políticas Públicas – Sepop  

Rua Coronel Oscar Jost, 1576 - Ginásio Poliesportivo Fone: 3715.1895  Ramal: 8571  Email: acessuas@santacruz.rs.gov.br

 

    • Cras Beatriz Frantz Jungblut

Av. David Severo Mânica, 369, Bairro Santa Vitória Fone: 3711.9187 Email: cras@santacruz.rs.gov.br

 

    • Cras Integrar

Rua Padre Luiz Muller, 490, Bairro Bom Jesus Telefone: 3713.4288 Email: crasintegrar@santacruz.rs.gov.br

 

    • Creas Acolher

Av. Deputado Euclydes Kliemann , 1515, 2° andar Bairro Ana Nery Fone:3715.8068  Email: creas@santacruz.rs.gov.br

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP