51 3713 8100

Projeto Violas do Sul contou com apoio da Secretaria Municipal de Cultura Última atualização em, 04 de abril de 2019

A Secretaria Municipal de Cultura (Secult), de Santa Cruz do Sul, apoiou juntamente com a Unisc e o Sesc, o evento musical Violas ao Sul, financiado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e que ocorreu na última terça-feira, dia 2, no anfiteatro da Unisc. O projeto, realizado através do Pró-Cultura, teve como objetivo difundir a pesquisa realizada pelo quarteto Ângelo Primon, Oly Júnior, Valdir Verona e Mário Tressoldi.

 

Durante a tarde, das 16h às 18h, ocorreu uma oficina voltada a músicos, especialmente os amantes da viola,  que resultou na troca de conhecimentos e experiências  construídos a partir de um repertório original, incluindo quase que na totalidade, composições próprias, acompanhadas de músicas destacadas da cultura rio-grandense.

 

Às 19 horas, o show principal foi antecedido pela apresentação do duo Vento Madeira, de Henrique Sulzbacher na flauta  e Roberto Pohlmann no violão, ambos pratas da casa, fazendo valer a lei que cria um ambiente de destaque para diversas manifestações cultuais produzidas por santa-cruzenses.  

 

O show do grupo Violas ao Sul surgiu a partir do encontro dos seus integrantes por ocasião da mostra musical Sonora Brasil que, em 2015,  retratou a viola brasileira com artistas de todo o país. O espetáculo mostrou quatro estilos e um só objetivo: mostrar a viola de dez cordas como protagonista da diversidade musical do Rio Grande do Sul, o cancioneiro gaúcho, o blues, a música moura, a música açoriana e outros gêneros. 

 

Ambos os espetáculos receberam aplausos de pé e pedidos de bis, deixando saudades desse projeto que em algum momento deverá retornar a Santa Cruz. 

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP