Unidades de saúde serão revitalizadas Última atualização em, 08 de janeiro de 2019

Visando proporcionar mais conforto e melhores condições de espera a quem aguarda por atendimento na rede de atenção básica de Santa Cruz do Sul, o prefeito Telmo Kirst determinou a elaboração de um cronograma de revitalização das unidades de saúde. O serviço iniciou pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) Linha Santa Cruz, onde as intervenções já foram concluídas. Esta semana os trabalhos estão sendo realizado na ESF Gaspar Bartholomay, no Bairro Bom Jesus, uma das maiores em termos de número de usuários.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, a manutenção das estruturas é fundamental para assegurar a qualidade do atendimento prestado diariamente à população. “O tempo, o uso e as intempéries contribuem para o desgaste dessas estruturas físicas. É fundamental recuperarmos esses espaços para que as pessoas que já se encontram fragilizadas devido a problemas de saúde, encontrem um mínimo de conforto e bem-estar enquanto aguardam pelas consultas”, disse.

As melhorias na ESF Gaspar Bartholomay deverão ser concluídas dentro de aproximadamente 30 dias. A revitalização inclui pintura interna e externa, troca de telhado e calhas, substituição de aberturas, construção de muro em lugar da cerca, instalação de playground com escorregador e balanços, instalação de nova identificação e outras melhorias internas. “Desde a construção da Gaspar Bartholomay, essa é a primeira vez que a unidade recebe investimentos”, lembrou.

Fissuras nas paredes também serão corrigidas e porta e janelas receberão vedação, a fim de evitar danos maiores que possam ser causados à estrutura física pela umidade e excesso de chuvas. O secretário também informa que haverá compra de mobiliários novos para substituir aqueles que não se encontram mais em condições de uso.

Na sequência, a próxima unidade de saúde a ser revitalizada será a ESF Bom Jesus. Ainda este ano as intervenções alcançarão as unidades Margarida Aurora e Rauber Carlota. Segundo Régis, o investimento médio para revitalização de cada unidade é estimado entre R$ 30 mil a R$ 50 mil. Todo o serviço é realizado pelas equipes próprias de manutenção da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), com apoio da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Urbanos (Setsu).