Criado comitê para promover o empreendedorismo no Município Última atualização em, 03 de dezembro de 2018

Com o objetivo de realizar ações que promovam o empreendedorismo em Santa Cruz do Sul, o Sebrae/RS reuniu lideranças empresariais, representantes do poder público municipal  e gestores da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), nesta segunda-feira, 3, no Salão de Convenções do Hotel Aquarius Flat Residence, para a formação do Comitê de Governança Empreendedora do Município.

De acordo com a Gerente Regional do Sebrae, Liane Klein, a iniciativa visa melhorar o ambiente de negócios da cidade. “Acreditamos que, com a união do poder público, a iniciativa privada e universidade, podemos fazer grandes transformações para o desenvolvimento econômico de Santa Cruz”, afirmou.

Como presidente do Comitê foi escolhida a reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Carmen Lúcia de Lima Helfer. "Estamos ao lado de todos que promovem o empreendedorismo e a inovação. Vamos trabalhar para melhorar ainda mais a qualidade de vida de nossa comunidade", disse Carmen. A vice-presidência ficou a cargo do representante da Associação Comercial e Industrial (ACI), Gabriel Borba.Para colocar em prática o plano de ação, foram formados três grupos, conforme as temáticas Educação Empreendedora; Simplificação e Desburocratização; e Diversificação e Atuação Econômica.

A coordenadora do eixo Educação Empreendedora será a empresária Giulia Tolotti. A secretária de Educação, Jaqueline Marques, fará parte desse grupo. Conforme o plano de ação, o objetivo é oferecer, até 2020, cursos de qualificação profissional para cerca de 2.500 alunos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Já para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a proposta é oferecer capacitação para 300 jovens.Outra meta é implantar o projeto microempresa Junior Achievement em 6 escolas públicas.

Outra temática, a da Simplificação e Desburocratização ficou a cargo do empresário, Diógenes Tonello. Já para o eixo da Diversificação e Atuação Econômica, o responsável é o empresário Mathias Bertram. Entre os demais representantes deste grupo está o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, César Cechinato.

Na ocasião, para formalizar a parceria, assinaram o documento a secretária de Educação, Jaqueline Marques, a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, o representante da ACI, Gabriel Borba, e a Gerente Regional do Sebrae, Liane Klein. Prestigiaram o evento os secretários de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jeferson Gerhardt,  de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, e o chefe de gabinete e secretário de Comunicação, Délsio Meyer.