51 3713 8100

ESF Rio Pardinho promove atividade alusiva ao Outubro Rosa Última atualização em, 29 de outubro de 2018

Mesmo apoiada a uma bengala, a aposentada Marilena Polduan, 68 anos, foi até a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Rio Pardinho, na tarde desta segunda-feira, 29, para participar de uma atividade oferecida na instituição. “Gosto de vim aqui porque sou bem atendida. E a gente sempre aprende alguma coisa pra cuidar do nosso corpo, da nossa saúde”, afirmou. 

 

Antes de prestigiar uma palestra sobre a prevenção ao câncer de mama, Marilena aproveitou para cortar o cabelo com a voluntária Vanira Struecker. “É sempre bom ajudar as pessoas. A gente se sente bem quando ajuda os outros”, afirmou Vanira, que trabalha como cabeleireira naquela localidade. 

 

O encontro na ESF Rio Pardinho ocorreu em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção ao câncer de mama. A programação iniciou com uma conversa com a assistente social do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Salete dos Passos Faber, que salientou a importância de estabelecer vínculos comunitários.

 

Na sequência, acadêmicas de saúde da Unisc esclareceram sobre exames preventivos em relação ao câncer. Já o extensionista rural, Reinaldo Kucharski, abordou questões relacionadas ao empreendedorismo rural. Durante as palestras, a artesã Diva Pereira expôs seus trabalhos em artesanato. 

 

De acordo com a coordenadora da unidade de saúde, Nádia Ferreti, a ação teve como foco principal resgatar a autoestima da mulher. “Fazemos um trabalho de conscientização e de protagonismo o ano todo. Mas especialmente neste mês intensificamos ações para tratar da saúde da mulher”, concluiu.  As cinco agentes comunitárias de saúde da ESF Rio Pardinho também participaram da iniciativa. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP