51 3713 8100

Profissionais de saúde participam de capacitação sobre acolhimento Última atualização em, 24 de outubro de 2018

Cerca de 200 profissionais de saúde dos municípios que integram a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde participaram, nesta quarta-feira, 24, na Unisc, do IV Encontro Regional de Educação Permanente.  Com a parceria do Município de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), o evento teve como tema, nesta edição, o Acolhimento. 

 

A programação iniciou com uma palestra com a especialista em processos educacionais em saúde,  professora Fátima de Barros Plein, da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. Ela salientou a importância de os profissionais em saúde acolherem bem os usuários que procuram auxílio nas unidades de saúde. “O acolhimento é um movimento de construção de uma postura. É uma postura ética, e só com essa atitude conseguiremos fazer uma saúde mais humanizada”, declarou. 

 

Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos para socializar experiências vivenciadas nas unidades de saúde e discutir formas de ofertar uma escuta mais acolhedora. 

 

Já na parte da tarde foram  oferecidas várias oficinas, dentro das Práticas Integrativas e Complementares (Pics), como yoga, dança, cristal terapia, ginástica chinesa e meditação guiada. A integrante da Comissão de Integração, Ensino, Serviço (Cies), Dra Denise Henriqso, avaliou a etapa de qualificação. “O encontro foi maravilhoso. É uma oportunidade para os servidores da saúde compartilharem experiências de trabalho e buscarem alternativas para melhorar ainda mais o acolhimento aos usuários de saúde”, afirmou.  

 

A coordenadora do Núcleo Regional de Educação em Saúde Coletiva, Larissa Ponsi, comemorou o sucesso do evento. “O encontro foi muito positivo, pois os profissionais aproveitaram muito bem os momentos de reflexão e discussão. Nossa preocupação é também com o equilíbrio interior de nossos profissionais em saúde, para que tenham condições de tratar bem nossos usuários”, finalizou. 

  

 

 

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP