51 3713 8100

Vacinação contra a raiva ocorrerá no próximo domingo Última atualização em, 26 de setembro de 2018

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria de Saúde (Sesa), juntamente com os alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e 6º Batalhão de Bombeiros Militar, promove no próximo domingo, dia 30, a Campanha de Vacinação contra a Raiva para cães e gatos. 

 

No horário das 9h às 17h,  a imunização estará disponível  nos seguintes locais: Praça da Bandeira, 6º Batalhão de Bombeiros Militar – Distrito Industrial - ,  e Praça da Pasqualini.  Neste ano, o valor é de R$ 10,00.

 

Tutores deverão levar seus animais em coleiras e guias ou caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes. Para quem não puder levar seus animais, será disponibilizado vacinador a domicílio. Porém, o responsável deverá buscar e levar o vacinador de um dos postos.

 

A raiva é uma doença causada por vírus e altamente letal, sendo transmitida na interação de pessoas e animais domésticos com primatas e morcegos, através do contato com a saliva. O vírus ataca o sistema nervoso central de mamíferos, levando à morte após pouco tempo de evolução.  

 

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, desde 2006 não havia registros da doença. Um caso de raiva felina apareceu em dezembro de 2013, na cidade de Passa Sete, no Vale do Rio Pardo. 

 

Santa Cruz do Sul é considerada área controlada da doença, entretanto, o vírus rábico permanece circulando na região, sendo transmitido na interação de pessoas e animais domésticos.  A prevenção é feita através da vacinação. No ano passado foram aplicadas 1.200 doses.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP