Conselho Municipal de Cultura promove neste sábado o Mosaico Cultural Última atualização em, 31 de julho de 2018

Prepare-se porque neste sábado, dia 4, a Praça Getúlio Vargas vai bombar. A partir das 9 horas, o local será palco de uma infinidade de atrações artísticas e culturais, de oficinas, feiras e exposições e ainda de um passeio guiado pela arquitetura do Centro. É o Mosaico Cultural, evento promovido pelo Conselho Municipal de Cultura com apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul.

Dentre as oficinas, abertas a participação de quem tiver interesse, estão brincadeiras folclóricas, indumentária e culinária gaúcha, atividades campeiras, tecelagem em lã e fuxico em tecido, jogos campeiros, fabricação de cordas em couro, jogos germânicos, bonecas Abayomi e desenho de tradição de matriz africana.

No decorrer de toda a programação, cujo encerramento está previsto para as 17 horas, uma série de apresentações artísticas prometem agradar todos os gostos. Estão previstas músicas instrumentais gauchescas, germânicas, afro e italianas, canto, danças folclóricas e de salão, capoeira, artes cênicas, artes plásticas e banda do 7º BIB. Para as crianças, contação de histórias e lendas das culturas germânicas, afro e gauchesca.

Já para quem quiser levar para casa uma lembrancinha do evento, haverá exposição e comercialização de peças artesanais das diferentes expressões culturais. Uma Feira de Saúde com ações sociais será realizada em prol da oncologia do Hospital Ana Nery e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) estará presente com distribuição de mudas. O momento também será propício para quem quiser adotar uma animalzinho.

Em meio a tantas atrações, uma em especial deverá despertar a atenção do público. Uma arquiteta especializada em patrimônio histórico vai guiar as pessoas que tiverem interesse em um trajeto pelo centro da cidade. Durante a caminhada ela vai falar sobre a origem de prédios catalogados como de importância cultural É uma oportunidade e tanto para aprender uma pouco mais sobre a história de Santa Cruz do Sul.