51 3713 8100

Associação de Apicultores busca meios de ampliar a produção Última atualização em, 10 de julho de 2018

Uma comitiva da Associação Santa-Cruzense de Apicultores foi recebida no Palacinho pelo prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, na tarde desta segunda-feira, 9. O encontro foi agendado pelo secretário de Agricultura, Elo Schneider, a pedido do vereador Edmar Hermany.  Eles também acompanharam o grupo, que foi buscar incentivos para a aquisição de máquinas, a fim de regionalizar o processo de extração do mel e abrir novos mercados para a comercialização do produto.

 

Hoje a associação é composta por cerca de 140 pequenos produtores, de vários municípios da região. Somente no ano passado, ingressaram 24 novos associados e este ano mais sete. A sede da associação funciona em um prédio localizado junto à entrada da Granja Municipal, cedido pela Prefeitura. 

 

Com a compra de equipamentos mais modernos, o objetivo, segundo explicou o extensionista rural da Emater, Vilson Pitton, que também acompanhou a visita, é agilizar a colheita do mel, aumentar o volume de produção e reduzir a penosidade do trabalho. 

 

Poderão ser colhidos até 1200 quilos por hora, volume que hoje leva em torno de um dia inteiro, com o maquinário atual. Com isso, a associação  também poderá se habilitar junto ao Sisbi e vender mel para todo o Brasil. Os apicultores já receberam a promessa de recursos oriundos de emenda parlamentar. Já o prefeito Telmo Kirst garantiu a contrapartida ao projeto. 

 

Estiveram no Palacinho, o presidente da associação, Almiro Martin, e os apicultores Claiton Raddatz, Décio Sehnen e Doríbio Grunevald.

 

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP