Estátua de São Cristóvão será inaugurada no dia 22 Última atualização em, 26 de junho de 2018

O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, bateu o martelo e já marcou a data. A imagem de um dos mais populares santos da Igreja Católica, São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas  e protetor dos viajantes, será inaugurada  com pompa e circunstância. A estátua, que vai ornamentar o Acesso Grasel, no mesmo local onde ficava a antiga, está quase pronta e será entregue definitivamente à comunidade santa-cruzense no dia 22 de julho, praticamente às vésperas do feriado dedicado ao santo. O acerto foi feito com o padre Astor Backes, da Paróquia Ressurreição.

Na última terça-feira, o prefeito Telmo Kirst, acompanhando dos secretários municipais de Obras e Viação, Leandro Kroth, de Transportes e Serviços Urbanos, Gérson Vargas, e de Comunicação, Régis de Oliveira Júnior, foi até o Acesso Grasel para acompanhar as intervenções que estão sendo realizadas no local.  Durante todo o dia a pista no sentido bairro-centro permaneceu fechada ao tráfego.

O espaço do entorno está sendo ampliado em cerca de mais uns 150 metros quadrados. Além da estátua propriamente dita, bancos de concreto, iluminação com lâmpadas de led, câmera de segurança, ajardinamento e espaço para estacionamento são também algumas melhorias que prometem revitalizar e transformar o recanto em mais um ponto turístico de Santa Cruz do Sul . Para que os visitantes possam permanecer no local com segurança, a Prefeitura está construindo uma barreira de concreto junto ao acostamento.

Para suportar a estátua, que agora terá 2, 70 metros de altura e duas toneladas, toda em concreto armado – a anterior tinha apenas 80 centímetros e cerca de 30 quilos – um novo pedestal de dois metros de altura com base de 1,10 por 1,10 metros está em construção. A tão esperada imagem ainda não está em Santa Cruz, ela está recebendo os últimos retoques do artista plástico Orli Francisco Dutra, no município de Encantado, onde está seu atelier.

A inauguração da imagem de São Cristóvão fará parte da programação da tradicional Festa do Motorista, que este ano chega a sua 30ª edição, no dia 22 de julho. A ideia é realizar no local uma pequena celebração após a Missa de Ação de Graças, que ocorrerá na Igreja Ressurreição. Os fiéis deverão se dirigir em carreata até o Acesso Grasel e, após o ato, retornar em carreata para o almoço no Centro Comunitário da paróquia.