51 3713 8100

Prefeitura dá início à revitalização do Parque da Gruta Última atualização em, 18 de junho de 2018

Um dos recantos mais procurados pelos santa-cruzenses e visitantes, alvo de melhorias constantes por parte da Administração Municipal, começou a ser revitalizado nesta segunda-feira, dia 18. Quem até então tinha o hábito de dar uma voltinha no Parque da Gruta, esta manhã, encontrou os portões fechados. Uma equipe da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Urbanos (Setsu) efetuou a limpeza do local, com poda e retirada de galhos. 

 

Agora, na sequência, a Prefeitura dará início aos serviços de recuperação de equipamentos públicos, porém o parque permanecerá aberto normalmente. Quando houver a necessidade de utilização de equipamentos pesados e intervenções mais complexas, a Prefeitura informará sobre o fechamento do local. “Quando for preciso fechar para a população, vamos procurar fazer isso sempre na segunda-feira, quando o restaurante não funciona e o movimento é menor”, disse o secretário municipal de Transportes e Serviços Urbanos, Gérson Vargas. 

 

As intervenções planejadas pela Prefeitura, em um investimento estimado em R$ 100 mil,  deverão dar uma cara nova a um dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade. Logo na entrada do parque, a passarela sobre o lago dos pedalinhos, terá todo o madeirame substituído. “Somente serão preservadas as vigas de sustentação da estrutura; o corrimão e o passeio serão inteiramente novos após finalizada a obra”, explicou o secretário.

 

Outros equipamentos, como pontes e mirantes também serão recuperados ao longo de sessenta dias. É o caso do mirante de uma das trilhas, que leva à cascatinha, o maior do parque. A estrutura terá todo o material trocado. A situação é a mesma na subida que leva à famosa gruta. Uma reforma promete dar vida nova ao acesso. 

 

De acordo com Gérson, a revitalização do Parque da Gruta inclui também algumas mudanças nos espaços destinados aos animais. O cercado onde hoje ficam os pavões, por estar muito próximo ao palco de eventos, será demolido. A espécie será levada para o lago do moinho. O mesmo ocorrerá com os patos que hoje permanecem junto ao antigo minizoo. O cercado também será desmanchado. 

 

Estruturas antigas, que hoje não apresentam mais utilidade e ainda enfeiam o cenário, como o casebre de madeira, situado atrás dos sanitários, será desmanchado. Os materiais – ferramentas e ração animal – serão guardados em uma construção de tijolos, recuperada para esta finalidade. 

 

Um dos pontos preferidos dos visitantes, inclusive com lotação garantida em muitos finais de semana -  a área das churrasqueiras -, ganhará melhorias. Por estarem muito próximas ao ambiente dos macacos, três churrasqueiras foram retiradas. Agora uma estrutura coletiva, com espaço para cinco churrasqueiras, está em construção e novas mesas serão instaladas no entorno para acomodar as famílias. Com as alterações no espaço, também alguns brinquedos, que hoje estão um pouco dispersos, deverão ser realocados. 

 

Até o estacionamento, que aos finais de semana recebe um intenso fluxo de veículos, será contemplado com a revitalização. A ideia é transferir as motos para outro local e tornar o estacionamento de carros oblíquo, abrindo nove novas vagas. E para incentivar o transporte ecológico, um bicicletário será instalado. 

 

As intervenções no Parque da Gruta, segundo o secretário Gérson, deverão estar concluídas antes da Oktoberfest. “Queremos o parque bonito para a comunidade e também para receber bem os nossos visitantes”, disse. Ele ressalta que inúmeras ações vêm sendo realizadas nos últimos anos para tornar o local ainda mais aprazível. 

 

Recentemente a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) instalou placas orientando a população para que não alimente os animais, visando a preservação da fauna. Também a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo (Sedect) instalou diversas placas informando sobre proibições, uso de lixeiras, utilização de brinquedos, dicas de alongamento e indicativas de banheiro, fraldário e outros espaços públicos. 

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP