Prefeitura e Badesul assinam contrato de R$ 7 milhões para obras de mobilidade urbana Última atualização em, 11 de maio de 2018

O prefeito Telmo Kirst e o presidente do Badesul, Paulo Odone, assinaram na manhã desta sexta-feira, dia 11, no Salão Nobre do Palacinho, contrato de financiamento, no valor global de R$ 7 milhões, para  revitalização e ampliação do calçadão da Rua Marechal Floriano, e canalização e cobertura da sanga São João, no bairro Arroio Grande. Os recursos serão disponibilizados via  Programa Pimes/Badesul para obras de infraestrutura urbana.

Durante o ato, os projetos foram detalhados pelo secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jeferson Gerhardt, aos secretários municipais, vereadores, presidentes de entidades como Assemp, ACI, Sindilojas, Ascnor, CDL e imprensa. Nos próximos dias o Termo de Referência será encaminhado para análise técnica do Badesul. Após aprovação será lançado o edital para escolha da empresa e a estimativa é de 60 a 90 dias para o início das obras.

As intervenções em um dos principais cartões postais da cidade, a Rua Marechal Floriano, incluem na primeira fase, a revitalização do calçadão já existentes na Praça Getúlio Vargas e na quadra  entre as ruas Júlio de Castilho e 28 de Setembro. Na segunda fase, o calçadão será estendido em mais três quarteirões, até o Monumento do Imigrante. Nesse trecho os paralelepípedos serão substituídos por Pav-s.

O projeto também contempla a instalação de uma ciclovia em toda a extensão do calçadão, além de melhorias como iluminação, instalação de bancos e canteiros. O custo dessa obra é de R$ 3.705.000,00 e o prazo estimado para sua execução é de oito meses. “Como existe ali um intenso comércio, muita circulação de pedestres e veículos, temos que ter cautela para causar o menor transtorno possível à população durante as obras. Com certeza ao final, teremos um local muito mais aprazível”, disse o secretário Jeferson.

Já a canalização e o fechamento da sanga São João, no bairro Arroio grande, prometem transformar o local em uma nova Avenida do Imigrante. A sanga será canalizada em um trecho de 395 metros de extensão, no canteiro central da Rua Professor Antonio Koehler, entre a Rua Homero Viana e o Arroio das Pedras.  A cobertura será feita  com galerias de concreto armado e as vias laterais serão pavimentadas com Pav-s.

O novo passeio receberá também melhorias como iluminação, instalação de bancos e floreiras. A ideia é tornar o local um espaço próprio para caminhadas, acrescentando oportunidades de lazer e esporte a quem mora na região. O investimento é de R$ 3.675.003,00 e o prazo para execução da obra é de quatro meses.