Parque da Gruta vira sala de aula em instrução sobre contenção de primatas Última atualização em, 27 de abril de 2018

Parece até que os danadinhos adivinharam. A captura de um macaco no Parque da Gruta, ação que seria realizada como parte de um treinamento feito pelo Ibama, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), acabou frustrada. Com gaiolas, dardos, pistola, anestésico, redes de captura e todo um arsenal de equipamentos, o analista ambiental do Ibama no Rio Grande do Sul, Paulo Carniel, deu uma aula ao ar livre sobre manejo de fauna.

Biólogos, veterinários, guardas municipais, bombeiros, motoristas e outros profissionais aprenderam sobre o uso de equipamentos, procedimentos de captura e soltura, técnicas de segurança e comportamento de animais silvestres. A bióloga do Município, Daniela Silveira, uma das organizadoras do treinamento, avaliou a oportunidade como extremamente válida. “Esse treinamento é uma forma de aproximação de todos os entes que são envolvidos no resgate de animais, A ideia é estarmos mais preparados e mais seguros para quando houver uma situação real”, disse.

Um dos propósitos do treinamento, segundo o próprio instrutor, é que os profissionais multipliquem seus conhecimentos e atuem, inclusive, na conscientização da comunidade. Um comportamento equivocado dos seres humanos com relação aos animais silvestres – o que ocorre toda vez que a pessoa deixa de ser um observador e passa a interferir no comportamento das demais espécies – pode ter consequências desastrosas para ambos os lados. “Se o animal se sente ameaçado ele vai agredir”, afirmou.