51 3713 8100

Oficina de corte e costura proporciona inclusão social e oportunidade profissional Última atualização em, 23 de abril de 2018

Uma ideia que virou realidade há seis meses está mudando a vida de 17 pessoas dos bairros Santa Vitória, Faxinal Menino Deus e Dona Carlota. A iniciativa de estruturar uma oficina de corte e costura surgiu da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Políticas Públicas (Sepop) e a Sociedade Espírita A Caminho da Luz. 

 

A doméstica Denise Carvalho Rodrigues, 41 anos, tem um compromisso ao qual não costuma faltar durante a semana: a oficina de costura. “Quando vi essas máquinas, fiquei apaixonada. Sempre quis aprender a costurar”, afirmou. Em uma das salas do Centro de Referência de Assistência Social – Cras Beatriz Jungblut, Denise recebe dicas de como trabalhar com tecidos. “Antes eu fazia só coisas simples, como bainha de calças. Agora sei pregar zíper e fiz até um vestidinho para minha filha”, conta, enquanto exibe o vestido rosa confeccionado para Lívia, de um ano e meio.  

 

Denise está entre as senhoras que participam da atividade de segunda a quinta-feira, nos turnos da manhã e tarde. O curso iniciou em novembro do ano passado. A Sepop disponibiliza o espaço físico e 15 novas máquinas de costura – tipo overlock industrial. Já a Sociedade Espírita é responsável pelas instrutoras e por fornecer todos os tecidos que recebem como doação.

 

De acordo com a coordenadora do Cras, Márcia Weber, a atividade tem um objetivo não só de aprendizado mas também de cunho social para as participantes. “A gente percebe que elas se sentem mais felizes e conseguem socializar”. 

 

Segundo o secretário da pasta, Edemilson Severo, “o único propósito através desta ação, organizada pela nossa área, em parceria, é transformar a vida das pessoas gerando oportunidades profissionais direcionadas para o incremento da renda familiar e recolocação no mercado de trabalho”.

 

Tamanho é o sucesso da oficina de corte e costura que a Sepop, junto com a Sociedade Espírita, pretende manter as atividades de forma contínua, capacitando as atuais participantes e oportunizando vagas para novos inscritos.

 

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP