51 3713 8100

Santa Cruz terá mais quatro superparadas √öltima atualiza√ß√£o em, 13 de abril de 2018

O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kisrt, inaugurou no início da noite desta sexta-feira, dia 13, em cerimônia que contou com a presença de autoridades municipais, imprensa e comunidade, a parada de ônibus mais completa do Brasil e aproveitou a ocasião para anunciar a construção de outras quatro no mesmo modelo. O primeiro equipamento, instalado na Rua Tiradentes, um dos principais pontos de embarque e desembarque do Centro da cidade – com média de 600 pessoas por dia -  dispõe de iluminação, Internet sem fio, ar-condicionado, bebedouro, carregador de celular, cem por cento de acessibilidade, entre outros atributos.

 

Realizada com recursos da Prefeitura, a obra custou aproximadamente R$ 50 mil e conta com película de proteção ultravioleta e placas solares que vão gerar uma economia da ordem de 70 por cento no consumo de energia elétrica. Para garantir a segurança dos usuários, foram instaladas câmeras de vigilância conectadas à Central de Monitoramento da Brigada Militar, Guarda Municipal e Fiscalização de Trânsito. Além de todas essas vantagens, quem estiver aguardando pelo seu ônibus poderá visualizar em uma tela, em tempo real, a chegada dos coletivos. 

 

A superparada, como já ficou conhecida na cidade, mede 12,70 metros de comprimento por 3,50 metros de largura e é toda envidraçado. A maior parte da construção, ou seja, cerca de 70 por cento é fechada. Os outros 30 por cento são abertos para contemplar também usuários que não gostam ou não podem permanecer em ambientes refrigerados. “A inauguração dessa estrutura é um passo importante na construção de um sistema de transporte mais humano”, avaliou o secretário de Transportes e Serviços Urbanos, Gérson Vargas.

 

A escolha da localização do abrigo, na Rua Tiradentes, levou em conta a largura da calçada naquele trecho da via. Tanto na parte de trás, como na frente da estrutura, sobra passeio público suficiente para a passagem livre de um cadeirante e de um pedestre. 

 

A obra integra o plano de modernização das paradas de ônibus e foi uma ideia do próprio prefeito Telmo. “Esta parada foi feita para o povo e pelo povo de Santa Cruz. É uma estrutura moderna, planejada para proteger as pessoas do sol e da chuva”, disse. Ele lembrou que em 2017 mais de cem paradas receberam a atenção do poder público, entre novas e revitalizadas, e que as melhorias em mobilidade urbana prosseguirão nessa Administração. “Não vamos parar nos próximos dois anos e oito meses de governo”.

 

As próximas quatro paradas serão instaladas na Rua Tenente Coronel Brito, entre o Parque da Oktoberfest e a Rua Senador Pinheiro Machado. A primeira delas será erguida nos fundos do Palacinho, atrás da Praça da Bandeira, em substituição ao abrigo hoje existente. A estrutura deverá ser bem maior que a recém-inaugurada, por concentrar um número superior de usuários. 

 

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP