51 3713 8100

Prefeitura atinge marca histórica de 100 turmas atendidas por projetos sócio-esportivos ƚltima atualizaĆ§Ć£o em, 10 de abril de 2018

Através de uma política de valorização do esporte, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Esporte, atinge uma marca histórica. Com uma equipe formada por profissionais e estagiários de educação física, psicólogo e monitores, mais de 100 turmas de crianças, adolescentes, adultos e idosos são atendidas semanalmente em projetos sócio-esportivos permanentes na cidade e no interior.

 

O trabalho reúne todas as semanas cerca de 2,5 mil alunos que integram as atividades dos projetos Craques da Bola, Cidadãos do Amanhã, Maturidade Esportiva e Reativar. As crianças e adolescentes beneficiadas integram aulas que promovem a prática esportiva e recreativa, contribuindo para o seu desenvolvimento saudável e, principalmente, colaborando para a prevenção de situações de vulnerabilidade social. Já o público adulto e idoso usufrui de um trabalho focado na saúde e no bem-estar através do esporte.

 

Conforme o secretário da pasta, Henrique Hermany, essa marca é o resultado de uma política de valorização do esporte iniciada em Santa Cruz do Sul em 2013. “Estamos colhendo resultados significativos no que diz respeito a projetos e programas permanentes, com ações transformadoras na vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos do nosso município”, diz. O trabalho é realizado pela equipe do Departamento de Esporte que é composta por 6 professores de educação física, 1 psicólogo, 5 estagiários e 5 monitores.

 

Além dos projetos permanentes, a Prefeitura repassa anualmente, através de convênio, o valor de R$ 204 mil a sete entidades que trabalham com crianças e adolescentes. As escolinhas do Santa Cruz, Avenida, Genoma Colorado, Flamengo e União Corinthians e a Associação de Judô Santa Cruz do Sul (Ajusc) e a Associação de Projeto Educacional e Social para Crianças e Adolescentes (Aesca), utilizam os recursos para pagamento de arbitragem, alimentação, fardamento e materiais. Como contrapartida,  bolsas gratuitas são oferecidas para destaques do Projeto Craques da Bola, Cidadãos do Amanhã e do Campeonato Municipal Dente de Leite.

 

Um calendário de eventos anual também promove e apoia competições e iniciativas nas mais diversas modalidades esportivas. No futebol amador, o custeio de arbitragem pelo município fortaleceu as ligas de futebol de campo – Lifasc, Copa Cidade, Departamento Monte Alverne e Castelhano – e as ligas de futebol sete – Integração, Saraiva e Integração São Martinho/Paredão.

 

O Secretário de Segurança, Defesa Civil e Esporte destaca que os investimentos na área do esporte resgatam um compromisso do plano de governo do Prefeito Telmo Kirst. “Através deste amplo trabalho realizado pela equipe do Departamento de Esporte, conseguimos atingir todas as camadas sociais, faixas etárias e regiões de Santa Cruz do Sul”, conclui Henrique.

 

Saiba mais

 

O projeto Craques da Bola, Cidadãos do Amanhã, é desenvolvido para crianças e adolescentes de 6 à 17 anos que integram aulas de diversas modalidades esportivas,  recração e atividades especiais como torneios de integração, passeios e palestras. Os projetos Maturidade Esportiva e Reativar oferecem atividades físicas, esportivas e recreativas para pessoas adultas e idosas com aulas de ginástica localizada, alongamento, dança, câmbio e caminhadas orientadas.

Os interessados em integrar os projetos podem se inscrever e buscar mais informações junto ao Departamento de Esporte que funciona no ginásio poliesportivo do Parque da Oktoberfest ou pelo telefone 3715-1895 ramal 8557.

 

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP