Atividades na Praça Getúlio Vargas vão marcar o Dia Mundial da Saúde ├Ültima atualiza├ž├úo em, 06 de abril de 2018

Saúde para todos. É com esse tema que se comemora este ano, em todo o mundo, a passagem do Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), de Santa Cruz do Sul, com apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Lions Raio de Sol e da Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (AAPOT), preparou algumas ações na Praça Getúlio Vargas. Na manhã deste sábado, das 9 horas ao meio-dia, quem passar pelo local terá a oportunidade de conhecer diferentes programas desenvolvidos nas redes de atenção básica e especializada do Município.

De acordo com a coordenadora do Núcleo Municipal de Educação Coletiva (Numesc), enfermeira Maria Alice Ferreira, o foco das atividades na praça será a prevenção. Profissionais da área levarão para a população, não apenas uma série de informações sobre como prevenir doenças, mas como buscar uma vida com mais qualidade.  “A saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”, observou ela.

Uma equipe do Sesc estará presente no local, disponibilizando verificação de pressão arterial. Profissionais da Saúde Bucal do Município estarão demonstrando com macromodelos e fantoches as formas corretas de se fazer a escovação. Já o pessoal do Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas)  estará informando sobre HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como preveni-las, tratamento e toda a sistemática de atendimento prestado pelo serviço.

Além disso estarão à disposição para orientações, equipes dos programas de Planejamento Familiar, de Redução de Danos e de Tuberculose e Hepatites Virais. Banners da Mostra de Saúde, retratando experiências de trabalho e programas desenvolvidos pelas diferentes unidades da Sesa, também estarão expostos neste dia.

Emef Santuário – Atividades pelo Dia Mundial da Saúde também serão realizadas pela escola municipal de ensino fundamental Santuário. Das 8h às 11h, a comunidade pode dar uma passadinha no educandário e participar de sessões de Reike, fazer exame de glicose, verificar a pressão arterial e atualizar o calendário de vacinação.

Entre outras atrações previstas estão manicure, tatuagem, demonstração de produtos de beleza e diversão para as crianças, como cama elástica e desenhos.

O Dia Mundial da Saúde é uma data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 7 de abril de 1950, comemorada no mesmo dia de sua criação. A data serve para promover um estado de completo bem-estar físico, mental e social para todos os povos. Os temas tratados ao longo dos últimos anos foram depressão (2017), diabetes (2016), segurança alimentar (2015), doenças transmitidas por vetores (2014), hipertensão (2013), envelhecimento saudável (2012), entre outros.