Santa Cruz recebe caminhão e equipamentos para a segurança alimentar Última atualização em, 23 de março de 2018

Santa Cruz do Sul foi um dos 40 municípios do Estado contemplados com o repasse de caminhões e equipamentos do projeto de Apoio à Modernização de Centrais de Recebimento de produtos da agricultura familiar. Os contratos com as prefeituras gaúchas foram assinados na manhã desta sexta-feira, 23, no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, com as presença do governador José Ivo Sartori, do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, e do secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto.

O convênio, firmado entre o governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), totaliza R$ 8 milhões. O MDS repassa R$ 7.840.000,00 do valor do contrato, e o governo do Estado é responsável por R$ 160.000,00.

Santa Cruz do Sul está recebendo um caminhão, balança, câmara frigorífica, mesas, pallets e caixas plásticas. Os equipamentos ficarão junto ao Banco de Alimentos, onde será estruturada uma central de recebimento de alimentos advindos dos produtores rurais. O destino final dos produtos serão as cozinhas comunitárias, centros de convivência, abrigos, albergue e o programa de alimentação escolar do Município.

O secretário municipal de Políticas Públicas, Edemilson Severo, que assinou o termo de comodato esta manhã, ressaltou a sintonia entre as áreas de políticas públicas e de agricultura  para idealização e formatação do projeto, encaminhado ao governo do Estado, e disse que a parceria será mantida de forma permanente. Ele compareceu à cerimônia acompanhado pelo técnico agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), Moisés Mora, e pela nutricionista da Secretaria Municipal de Políticas Públicas (Sepop), Giovana Bittencourt.

Para Edemilson, com esta iniciativa, o Estado colabora com os municípios que executam ou apoiam os programas de compras governamentais da agricultura familiar, fortalecendo a capacidade operacional, ampliando e valorizando a participação dos agricultores no mercado institucional e fornecendo alimentação saudável à população. “São equipamentos que trarão um ganho significativo do ponto de vista logístico, centralizando a distribuição e resultando em mais economicidade e no combate ao desperdício, com cem por cento de aproveitamento dos produtos perecíveis advindos da agricultura familiar”.

Equipamentos:

Veículo com motor a diesel com furgão frigorífico (caminhão)

Balança de piso móvel, display, capacidade para 300 Kg

Câmara frigorífica refrigerada

Mesa lisa fixa/bancada – Mesa lisa em açõ inox

Pallet (estrados plásticos) de polietileno

Monobloco plástico (caixas plásticas) resistente e vazado para hortifrutícolas

Foto: Karine Viana/Palácio Piratini