51 3713 8100

Lista de espera na educação infantil tem redução de mais de 80% Última atualização em, 18 de dezembro de 2017

A Secretaria Municipal de Educação (SEE), de Santa Cruz do Sul, divulgou nesta segunda-feira, 18, o resultado das inscrições para as turmas de educação infantil. De um total de 1810 inscrições de crianças de 0 a 5 anos de idade, 1565 foram contempladas, restando apenas 231 crianças em lista de espera, uma redução de mais de 80% se comparado ao deficit registrado no início de 2013. As listagens para conferências encontram-se afixadas no saguão da secretaria e também  no site da prefeitura (www.santacruz.rs.gov.br).

 

Em entrevista coletiva aos veículos de imprensa local e regional, a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, comemorou os números e afirmou que os resultados positivos decorrem principalmente da implantação da Central de Vagas, que possibilitou um diagnóstico real da situação da educação infantil no município. “Antes os diretores trabalhavam o entorno, a realidade local, sem ter a visão do todo. Trazendo para a secretaria todo o processo de inscrições fizemos a gestão de toda a rede”, explicou.

 

A secretária citou ainda, como fator responsável pelo aumento de vagas para crianças de 0 a três anos, a gestão de infraestrutura da rede municipal, que possibilitou abrir novas turmas em escolas municipais de educação infantil e de ensino fundamental. Ela se disse ainda surpresa com a procura pelas escolas municipais, considerado muito acima do esperado, e comemorou a expressiva redução na lista de espera. “Hoje é um dia histórico para a educação infantil em Santa Cruz do Sul. Mesmo com o aumento das inscrições tivemos uma redução drástica no deficit de vagas”, comemorou.  

 

Das 971 crianças de 0 a três anos inscritas, 726 obtiveram vaga na educação infantil. Na faixa etária de 4 e 5 anos, todas as 839 crianças, cujos pais fizeram inscrição, foram contempladas com vagas na pré-escola, o que não é nenhuma novidade. Desde 2016 Santa Cruz do Sul absorve toda a demanda existente, atendendo em cem por cento a meta número um do Plano Nacional de Educação(PME), que é de universalizar o ensino na pré-escola.

 

Durante a coletiva Jaqueline lembrou que no ato da inscrição, pais ou responsáveis deveriam declarar três opções de escola de sua preferência e que 81% tiveram sua escolha atendida. Também dos 134 pedidos de transferência de instituição de ensino, 112 puderam ser contemplados. 

 

Pais ou responsáveis pelas crianças de 0 a 3 anos, contempladas com as vagas nas emeis, devem comparecer à Secretaria de Educação entre esta terça-feira, 19, e a próxima sexta-feira, 22, para retirar o atestado de vaga. Com o documento em mãos poderão efetuar a matrícula, no período de 2 a 12 de janeiro de 2018, diretamente nas escolas.

 

Em 2018, segundo Jaqueline, o foco será trabalhar para ofertar as vagas que ainda faltam, a fim de suprir a demanda na educação infantil. Duas novas escolas começarão as ser construídas na zona sul – Progresso e Viver Bem – e a Administração trabalha para implantar uma grande creche no primeiro andar do prédio onde hoje está instalada a Secretaria Municipal de Educação.

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP