51 3713 8100

Secretário de Agricultura projeta 2018 com otimismo e planeja vários investimentos Última atualização em, 08 de dezembro de 2017

Dando continuidade à série de entrevistas com os secretários municipais, na manhã desta sexta-feira, 8, a Rádio Gazeta AM 1.180 recebeu o secretário de Agricultura, Elo Schneiders.  Acompanhado pelo médico veterinário Emílio Hoeltgebaum e pelo técnico agrícola Moisés Mora,  Schneiders fez uma avaliação dos primeiros dez meses de gestão na pasta. 

 

Depois de agradecer a confiança do prefeito Telmo Kirst, o secretário iniciou exaltando o empenho da equipe de servidores. “Atendemos todas as demandas do interior porque tenho um grupo de trabalho que conhece as necessidades dos agricultores”, afirmou. 

 

Outro ponto mencionado por Elo foi o trabalho de colaboração com outras secretarias do governo e elogiou, especialmente, a de Obras e Infraestrutura, que disponibiliza os profissionais de mecânica para os eventuais conserto das máquinas.  “Para atendermos bem nossos produtores a agilidade nos reparos dos equipamentos e máquinas é fundamental”, disse. 

 

Questionado sobre as demandas dos moradores do interior, o secretário elencou os principais serviços realizados. Segundo ele, as melhorias nos acessos às propriedades, com o cascalhamento das vias, limpeza de poços e abertura de açudes estão entre os mais solicitados. Ele informou que a secretaria tem em sua estrutura três caminhões, três retroescavadeiras e uma escavadeira. “Durante o ano já fizemos mais de 3, 5 horas de serviços com máquinas e 1, 5 cargas de cascalho”, especificou. 

 

O investimento na piscicultura também foi mencionado. Schneiders anunciou que em fevereiro do próximo ano será disponibilizado o abatedouro de peixes na Granja Municipal. “Em Santa Cruz se consome muito peixe. A produção dos piscicultores não é o suficiente para atender a demanda”, afirmou. 

 

De acordo com ele, a média anual é de 200 toneladas de pescado comercializadas, enquanto a produção no Município é de cerca de 60 toneladas. Também na Granja Municipal será inaugurada, em 15 de dezembro, a agroindústria de aipim. “Temos uma produção muito grande no interior. Precisamos dar esse incentivo aos produtores”, comentou. 

 

As feiras rurais também receberam uma atenção especial neste ano. Além da instalação de novas feiras, para 2018 a Seagri projeta implantar uma nova estrutura para a Feira Ecológica da Praça Ernesto Frederico Söhnle. “Já estamos estudando a possibilidade de se colocar em outro local e não utilizar mais a calçada”, garantiu. Outro investimento previsto é na Feira Central, próximo ao Fórum. “Vamos revitalizar e climatizar para conservar melhor os produtos e proporcionar conforto aos clientes e feirantes”, disse. Elo anunciou ainda a instalação de uma feira no Bairro Bonfim, a pedido dos moradores. 

Ao concluir a entrevista, Elo Schneiders projetou um 2018 com otimismo. “Teremos mais recursos no orçamento para fazermos muito mais por nossos agricultores. Nossa secretaria tem profissionais muito competentes e uma estrutura completa para atender as demandas dos munícipes”, finalizou.  

 

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP