Vai começar a 9ª Semana Municipal do Bebê ├Ültima atualiza├ž├úo em, 20 de novembro de 2017

Entre os dias 21 e 24 deste mês, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê Municipal de Ações de Redução da Mortalidade Infantil, realiza a 9º Semana Municipal do Bebê. A iniciativa, que conta com o apoio da Unicef, tem como objetivo principal mobilizar os municípios pela garantia da sobrevivência e do desenvolvimento da criança em seus primeiros anos de vida.

De acordo com a presidente do Comitê, enfermeira Maitê da Silva Lima, a proposta da semana é reunir esforços de governos e sociedade, articulando as diversas políticas públicas que trabalham em torno da garantia dos direitos das gestantes, mães e seus filhos, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. O público-alvo da ação são trabalhadores do SUS, professores e estudantes dos cursos de saúde, profissionais da educação e da rede de proteção à infância.

A abertura oficial do evento ocorrerá nesta terça-feira, dia 21, às 9 horas, na Câmara de Vereadores. As inscrições poderão ser feitas no local, já a partir das 8h15min. Na parte da manhã o público poderá acompanhar a palestra Profissionais da saúde e educação: um olhar atento na formação e desenvolvimento dos bebês. À tarde as atividades prosseguem na Unisc, com uma capacitação em puericultura para enfermeiras da rede de atenção básica.

Na quarta-feira, 22, das 8h30min às 11h30min, mais um grupo de enfermeiras participa da capacitação em puericultura e, das 13h30min às 16h30min, enfermeiras e técnicas de enfermagem terão uma capacitação sobre Teste do Pezinho e amamentação, na sala 3539 da universidade.

Na quinta-feira, dia 23, no horário das 8h30min às 11h30min, mais uma turma de enfermeiras e técnicas de enfermagem acompanha a capacitação sobre Teste do Pezinho e amamentação, na sala 3539 da Unisc. No turno da tarde, entre 13h30min e 16h30min, acontece na Câmara de Vereadores, a palestra Gestão de equipe usando planilhas georreferenciais para gestantes e crianças. A atividade é voltada a profissionais de saúde e estudantes.

Na sexta-feira, 24, médicos e enfermeiros terão capacitação para o uso de planilhas, no período das 8h30min às 11h30min, no Laboratório de Informática da Unisc. E encerrando a programação da 9ª edição da Semana do Bebê, a partir das 13h30min, uma mesa redonda vai reunir profissionais do Programa Bem-Me-Quer, Primeira Infância Melhor, Conselho Tutelar, Creas, Cras e educação infantil. Eles farão uma apresentação dos serviços da rede de saúde, assistência social e educação, com discussão sobre a rede de proteção à infância. A atividade é direcionada aos trabalhadores do SUS, SUAS e educação.