Prefeitura presta contas de serviços veterinários contratados Última atualização em, 09 de novembro de 2017

Nesta quinta-feira, dia 8, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul realizou uma reunião com representantes das ONGS Alma e Protetores de Santa Cruz do Sul para prestação de contas dos serviços constantes no edital 035/2017. As informações são referentes a esterilizações e tratamentos não-eletivos realizados no período de 5 de agosto a 5 de novembro deste ano pela clínica veterinária conveniada com o Município.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), Vanir Ramos de Azevedo, o investimento da prefeitura totalizou R$ 58.837,02 no atendimento de 270 animais, entre cães e gatos. Entre esterilizações foram 150 de fêmeas e 68 de machos, contemplando as ONGS que atenderam ao chamamento público e o Canil Municipal. Já na parte de tratamentos não eletivos – captura e transporte, internação, tratamento de ferimentos de baixa e alta complexidade, aplicação de vermicida e vacinas, entre outros procedimentos - foram atendidos 52 animais no mesmo período.

Segundo Vanir, todos os serviços são custeados pelo Município, com recursos próprios da Semass. Ele lembra que este já é o segundo edital de prestação de serviços veterinários em vigor e que à época do primeiro havia uma demanda reprimida para esterilizações. “Hoje praticamente zeramos esse passivo e estamos atendendo as novas demandas”, disse. Para ele, o modelo adotado pelo Município é um avanço na área do bem-estar animal e fortalece a parceria com as entidades protetoras. “Este é o segundo ciclo de contratação de serviços junto a uma empresa privada, consolidando um modelo de trabalho feito pelo Canil Municipal nos últimos anos e permitindo que a equipe possa organizar e pensar novos projetos nesta área”, disse.

Pelo convênio as ONGS cadastradas encaminham mensalmente um número de animais para esterilização, segundo cota estabelecida. Esses encaminhamentos são feitos a partir do trabalho dos voluntários nos bairros junto às comunidades carentes. Todas as famílias incluídas nos programas sociais do Município têm direito ao atendimento. A garantia é de mil castrações no período de 12 meses, sendo 400 para animais encaminhados pelas ONGS e o restante para os animais recolhidos ao Canil Municipal.

Já o serviço de resgate de animais abandonados, atropelados e vítimas de maus tratos pode ser acionado diretamente pela população, porém somente para os casos de animais sem dono. O telefone para chamadas é o 3902 3611 (Semass), das 7h30min às 13h30min, de segunda a sexta-feira, e o 153 (Guarda Municipal), que atende 24 horas.