51 3713 8100

Campanha incentiva a doação de sangue Última atualização em, 09 de outubro de 2017

“Seja um doador de sangue. Você nunca sabe quando pode precisar”. Com esse apelo, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através das Secretarias Municipais de Saúde (Sesa) e de Comunicação (Secom), em parceria com o Banco de Sangue Hemovida, está realizando uma ação para incentivar as pessoas a tornarem-se doadores regulares de sangue. Dez mil folderes e dois mil cartazes serão distribuídos em prédios públicos, escolas, postos de saúde, comércio e serviços.

 

De acordo com o coordenador do Hemovida, César Rodrigo Priebe, o órgão recebe em média, cerca de 400 doações por mês e realiza de 300 a 350 transfusões neste mesmo período. Para que este número se mantenha as ações de divulgação, segundo ele, são mais que necessárias. “É o fato de lembrar que faz com que as pessoas venham fazer a doação”, disse. Ele conta que no inverno, devido ao frio, muitos doadores deixam de comparecer e justamente esse é um período de doenças respiratórias que afetam principalmente idosos. “São pessoas mais vulneráveis que acabam pegando uma infecção, fazendo quadros de anemia e necessitando de transfusão”, exemplifica.

 

O material que começa a ser distribuído traz todas as informações para quiser aderir à causa e  tornar-se um doador. Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar, no mínimo, 50 quilos, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas e evitar gordura um dia antes do procedimento. É necessário apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional. Para homens o máximo é de quatro doações no período de um ano e para mulheres esse limite é de três doações.

 

Não pode doar quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas.

 

Para tornar-se doador basta procurar o Banco de Sangue Hemovida junto às dependências do Hospital Santa Cruz, na Rua Fernando Abott, 174 – Centro. O atendimento é das 7h30 às 13h, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone (51) 3056 2103 e/ou pelo endereço eletrônico hemovidasantacruz@terra.com.br. 

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP