51 3713 8100

ESF Gaspar Bartholomay realiza Dia D de Prevenção ao Câncer de Mama Última atualização em, 06 de outubro de 2017

Uma tarde para levantar a autoestima. Foi isso que as profissionais da Estratégia de Saúde da Família Gaspar Bartholomay, no Bairro Bom Jesus, proporcionaram às usuárias que foram até a unidade na tarde desta sexta-feira, dia 6, em busca de orientações para prevenir o câncer de mama. Além de saírem do posto mais informadas sobre os fatores de risco, sinais e sintomas e o que fazer em caso de suspeita, elas deixaram o local  bem mais bonitas.

 

Corte de cabelo, penteado e manicure foram as opções de embelezamento oferecidas para quem participou das atividades. Enquanto as mamães se entregavam aos cuidados de beleza, nas mãos de estagiárias de enfermagem, técnicas de enfermagem, agentes de saúde e voluntárias, os filhos pequenos participavam das atividades do Projeto Gasparzinhos, que já existe há oito anos na unidade e envolve crianças de 2 a 12 anos. 

 

Antes dos cuidados com a estética corporal, uma roda de conversa reuniu as mulheres para falar sobre a importância do autoexame das mamas e da realização da coleta do exame citopatológico, o chamado papanicolau, para detecção do câncer de colo de útero. Sobre a relevância do tema, a técnica de enfermagem Elizabete Christman, é autoridade. Há cerca de três anos, ao fazer em casa o autoexame, ela detectou um nódulo. Na época com 47 anos, ela havia feito somente uma mamografia e não tinha o costume de apalpar as mamas. “Mesmo trabalhando na área da saúde, orientando outras mulheres a fazer, eu não tinha o hábito”, confessou. 

 

Depois do susto e hoje recuperada de um carcinoma mamário de grau um, após passar por um longo período que envolveu cirurgia, quimioterapia e radioterapia, ela faz questão de passar a sua experiência para outras mulheres. “Por favor façam o autoexame. Graças a Deus eu tive a chance de descobrir, vencer a doença e hoje estou vivendo, mas outras não tiveram a mesma chance”, alertou.

 

Segundo a coordenadora da ESF Gaspar Bartholomay, enfermeira Virgínia Assmann, desde o dia 1º deste mês, um levantamento está sendo realizado para verificar as mulheres, usuárias do serviço, que não estáão com o pré-câncer em dia na área de abrangência da unidade. A agente de saúde passa de casa em casa para orientar aquelas que precisam fazer o exame. As coletas de citopatológico são realizadas todas as terças-feiras.

Compartilhe:

Links Úteis

Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP