Arno Frantz é o homenageado da Semana da Pátria √öltima atualiza√ß√£o em, 10 de agosto de 2017

No dia em que completou 95 anos de idade, um dos cidadãos mais ilustres de Santa Cruz do Sul, o ex-prefeito Arno Frantz, foi anunciado como o homenageado deste ano nas comemorações da Independência do Brasil, com o tema carisma, trabalho e amor a seu povo. A cerimônia de lançamento da Semana da Pátria ocorreu na noite desta quarta-feira, dia 9, nas dependências do Espaço Assemp, no Parque da Oktoberfest, e contou a presença da vice-prefeita Helena Hermany, secretários municiais, representantes da Comissão Organizadora, diretores de escolas públicas e particulares, familiares do homenageado e imprensa.

O anúncio do homenageado teve direito a Parabéns a Você e bolo de aniversário. A aluna da Escola Estadual de Ensino Médio José Mânica, Eloísa Pereira Fortes, interpretou para ele a canção Trem Bala. Ao se pronunciar a vice-prefeita Helena Hermany disse que quem é de Santa Cruz do Sul conhece o cidadão Arno Frantz e sente orgulho de tê-lo na comunidade. Ela referiu-se a ele, como um exemplo a ser seguido pelas novas gerações e deixou um recado. “Está nas mãos de cada um de nós fazer a diferença, porque os governos passam e a Pátria fica”.

Para a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, a escolha do homenageado foi mais que oportuna e vai possibilitar às crianças e jovens conhecerem a história de quem muito contribuiu pelo progresso do município. “Ele colaborou com o desenvolvimento da cidade e fez uma grande diferença em um pedacinho do Brasil que é Santa Cruz”, observou.

Este ano, o lançamento da Semana da Pátria contou com a presença do presidente da Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, Marco Elias Dangui Pinheiro. Em sua manifestação, dirigindo o olhar para o ex-prefeito Arno Frantz,  ele afirmou a importância de a comunidade valorizar líderes que contribuíram para o desenvolvimento do país. “Gostaria que todos os municípios do Rio Grande do Sul fizessem o que Santa Cruz do Sul está fazendo hoje. É muito importante valorizar protagonistas que ajudaram a construir nossa história. Que este exemplo se espalhe”, disse. Ele disse ainda que o momento representa o renascimento do sentimento patriótico.

Em 2017 a homenagem nacional é o Centenário da morte do sanitarista Oswaldo Cruz e a homenagem estadual é a 80ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. A Comissão organizadora é composta pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Comando Regional de Polícia Ostensiva – Vale do Rio Pardo, 23º Batalhão de Polícia Militar, 6ª Coordenadoria Regional de Educação, 7º Batalhão de Infantaria Blindado, Corpo de Bombeiros  Militar de Santa Cruz do Sul, Grupo Escoteiro Santa Cruz, Grupo Escoteiro MacLaren e Comando Rodoviário de Santa Cruz do Sul.

No próximo dia 21, acontece a cerimônia oficial de recebimento do fogo simbólico, às 10 horas, na Praça da Bandeira. Já no dia 1º de setembro, às 9 horas, ocorre a abertura oficial da Semana da Pátria, com a chegada do fogo simbólico na Praça Siegfried Heuser. E no dia 7 de setembro, o apogeu das comemorações da  Independência do Brasil acontece com o desfile cívico militar, também a partir das 9 horas, na Rua Ernesto Alves, junto à Praça Siegfried Heuser.

Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico: DTIC/SMF
ti@santacruz.rs.gov.br