Central de videomonitoramento integra forças de segurança pública Última atualização em, 07 de julho de 2017

Dentro de aproximadamente 30 dias entra em funcionamento em Santa Cruz do Sul, o primeiro Centro Integrado de Videomonitoramento, Comando e Controle do interior do Estado. O  acompanhamento das imagens captadas pelas câmeras distribuídas em diferentes pontos do município, até então realizado separadamente pela Brigada Militar e pela Guarda Municipal, está concentrado agora em um mesmo local.

Policiais militares, guardas municipais e fiscais de trânsito começaram na manhã desta sexta-feira, 7, a dividir a mesma sala na sede do 23º Batalhão de Polícia Militar. O monitoramento que era realizado somente pela Guarda Municipal foi desligado hoje e a ideia é que a integração permita mais agilidade e eficiência no atendimento à comunidade.

A integração, que ainda passará por alguns ajustes nos próximos dias, vai permitir que as instituições compartilhem informações que antes ficavam restritas à Brigada Militar. E quando uma ocorrência estiver em andamento, policiais, guardas e fiscais poderão atuar na situação dentro da sua esfera de competência.

O prefeito Telmo Kirst, acompanhado de secretários municipais, esteve no local para uma vistoria. As instalações sofreram adequações na última semana, custeadas com recursos da Prefeitura e da Associação das Entidades Empresariais (Assemp), em um investimento de R$ 25 mil. “O último levantamento feito pelo nosso governo mostra que a segurança é a grande preocupação da população. Hoje estamos dando um exemplo para o Rio Grande de como enfrentar o problema”, disse.

O tenente-coronel Valmir José dos Reis, comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, destacou na ocasião, a integração entre município e o Estado e disse que a atuação conjunta das forças de segurança pública representa uma quebra de paradigmas.

Já o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Henrique Hermany, afirmou que Santa Cruz do Sul está um passo à frente dos demais municípios do Estado. “Segurança pública se faz com integração. Com esse diálogo permanente entre Polícia Civil, Brigada Militar e agentes de trânsito teremos melhores e mais significativos resultados. Hoje é um dia histórico para Santa Cruz”.