51 3713 8100

Última atualização em, 03 de maio de 2018Praça da Bandeira

Localizado no centro da Praça da Bandeira, o prédio principal da Prefeitura (apelidado de Palacinho) foi construído em estilo neoclássico, lembrando as formas dos templos gregos. Foi construído para ser a sede da Câmara. A ideia partiu dos moradores da Vila de São João de Santa Cruz quando, através de votação em 1886, decidiram sobre sua construção. A construção do prédio, sob responsabilidade do engenheiro Carlos Trein Filho, foi concluída em 1889. Em 1893, durante a Revolução Federalista, o prédio foi ocupado por forças revolucionárias.

Atualmente o Palacinho abriga o Gabinete do Prefeito e outros órgãos municipais.

Há um monumento em homenagem ao Centenário da Independência do Brasil. Na parte inferior desse monumento, encontram-se os bustos de D. Pedro I (Proclamador da Independência), Gonçalves Ledo (defensor e lutador pela Independência), José Bonifácio de Andrade e Silva (incentivador da Independência) e Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes, mártir da Independência) e, na parte superior, a figura de uma mulher empunhando uma bandeira e um facho de luz. Há também brinquedos para as crianças.

Também há a “Gruta da Coquinha”, uma gruta de pedras. O nome é em homenagem a ex-primeira-dama da época, Maria Cândida Costa (Coquinha era o seu apelido), esposa do então prefeito Galvão Costa. Foi inaugurada em 1915.

 

Endereço: no quarteirão formado pelas ruas Marechal Floriano, Sete de Setembro, Tenente Coronel Brito e Borges de Medeiros, no centro.

 

Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP