51 3690 4143

Última atualização em, 09 de junho de 20171ª Fase do PGQM

 

Início

Pela Portaria nº 20.286, de 05 de setembro de 2014, o Prefeito Municipal criou a Comissão para implantação do PGQM no âmbito do Executivo Municipal, nomeou Coordenador e deu outras providências.

 

 

Prefeito Telmo Kirst dando início ao PGQM

 

Consultoria

O PGQM começou sendo um programa de iniciativa do Executivo Municipal com apoio da inciativa privada. Para assessorar na implantação do Programa, foi contratada uma consultoria especializada: GRUPO FOCEL.

O Prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, abriu no dia 6 de setembro de 2014, na sede da empresa Focel, o 1º Seminário para Implantação do Programa de Gestão e Qualidade Municipal (PGQM), deflagrando o processo.

Através da Consultoria, obtve-se apresentação de Seminários, Treinamentos aos Gestores e Servidores, Mapeamento de Processos e elaboração de planos de ação para o alcance de metas financeiras e não-financeiras.

 

Treinamento na FOCEL

 

Visita Técnica

Além disso, o Município, através de Servidores de carreira e seu Coordenador - Vanir Ramos de Azevedo - foram até a capital do estado - Porto Alegre - para conhecer de perto o Modelo de Gestão adotado na Prefeitura, o qual é exemplo em todo o estado e reconhecido, inclusive, fora do país. Com essa visita técnica, o Município obteve várias informações sobre a implantação real e bem sucedida de um programa de Qualidade numa Prefeitura, agregando maior valor e troca de experiências para a implantação aqui nesta Prefeitura.

 

Reportagem da Visita Técnica da imprensa de Porto Alegre

 

Visita Técnica à Prefeitura de Porto Alegre

Comitiva de Santa Cruz durante apresentação

 

Apresentação da Secretária de Planejamento Estratégico e Orçamento

 

Principais resultados do PGQM ao final do 1º Ciclo

- Implantação de sistema informatizado para melhor gestão dos recursos do Município em parceria com o Departamento de Tecnologia da Informação.

- Premiação pelo Portal da Transparência dado pelo TCE-RS e Ministério Público.

- Diminuição de aproximadamente 55% no quantitativo de horas extras e cerca de 1 milhão de reais ao final do 1º do ciclo.

- Diminuição do tempo de liberação de alvarás.

- Criação de uma cultura organizacional mais voltada à busca da melhoria contínua e à qualidade nos processos em comparação aos anos anteriores à criação do Programa

 

Mais informações

Informações mais detalhadas sobre o PGQM, bem como foi seu início, as primeiras ações e os resultados obtidos no primeiro ciclo, podem ser visualizados nesta Apresentação da 1ª Fase, a qual foi apresentada à ASSEMP (Empresários de Santa Cruz do Sul) e em Seminário organizado pelo Tribunal de Contas do Estado - TCE-RS em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

 

PGQM de Santa Cruz é apresentado em Seminário organizado pelo Tribunal de Contas do Estado na UNISC

 

Secretário de Administração e Transparência apresenta resultados do PGQM à Assemp

 

Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP